INSTITUTO

BRANDO

BARBOSA


Nossa história começa no auge da cafeicultura do Rio de Janeiro. A primeira construção no local foi realizada pela família Faro, cafeicultores importantes do Império, para ser sede da Fazenda da Floresta. Anos mais tarde, foi residência do ilustre médico e sanitarista Oswaldo Cruz.

Adquirida pelo empresário Jorge Brando Barbosa, um século depois de sua construção original, a propriedade de 12.000 m², foi ampliada e se transformou no imponente palacete que domina a paisagem do lugar.

Emoldurando o palacete, floresce um jardim que preserva centenas de exemplares da mata atlântica brasileira, palmeiras imperiais, árvores frutíferas seculares e uma fauna vibrante. Esculturas magníficas, instalações artísticas e uma exuberante piscina fazem este lugar ainda mais especial.

Reconhecida como uma das mais belas casas do Rio de Janeiro, o "Taj Mahal carioca", nos míticos anos dourados, recebia, em seus salões, artistas nacionais e internacionais, importantes intelectuais, políticos proeminentes e chefes de estado em visita ao Brasil.

Hoje, o Instituto Brando Barbosa é local de encontro para todos os interessados em arte, cultura e conhecimento. Um espaço inspirador e democrático, que estimula o público a ver e discutir cultura e história, a produzir arte e, através dela, refletir sobre a realidade. Um presente para o Rio de Janeiro.